Sucesso! Qualidade Alemã!
11:52Tudo isto aconteceu de uma forma muito emocionante: 4 adolescentes alemães seguiram com convicção o seu sonho, mesmo pensado que fosse impossível. A música “Durch den Monsun” (Através da Monção), chegou ao topo das tabelas alemãs, e depois deste feito, também este aconteceu noutros países em que a língua alemã era falada. O fato mais impressionante foi ter chegado à união soviética e ter sido um grande sucesso.
Poderíamos, certamente escrever apenas sobre toda a música, escrita pelos gêmeos Kaulitz – os fundadores da banda – em colaboração com os seus produtores, mas há um tópico muito mais interessante, a sensação que foi criada à sua volta.
Álbuns, videoclips, turnês – tudo feito, sem dúvida em prol do sucesso dos Tokio Hotel, a imagem é importante, e com os métodos corretos de abordagem, irá resultar. Não há dúvida que a imagem romântica misturada com a beleza andrógina do vocalista partiu os corações de muitas garotas (ok, talvez também de garotos!). Se adicionarmos o sorriso charmoso do guitarrista, o bad-boy Tom, e de dois típicos alemães, Gustav e Georg (baterista e baixista), teremos um coquetel para todos, um gole é suficiente. Os managers da banda têm preparado um “wow” destrutivo, libertando os jovens.
O projeto Tokio Hotel foi sempre rodeado por mitos e lendas. As informações, nas várias fontes da internet, dizem quase sempre o mesmo. Se algum curioso quiser saber mais, eles encontram uma gigantesca barreira – vácuo informativo. É óbvio que os alemães são perfeitos no que toca à censura. Nada desnecessário, nada questionável, é tudo bonito e como um conto de fadas: mães solteiras, relações complicadas na escola, não há regras… com aparência completamente diferente, mas ao mesmo tempo gêmeos idênticos, Bill e Tom, é difícil de dizer que eles foram “estranhos”, como eles dizem. Não há informações oficiais sobre as suas ex-namoradas, não há fotos com os pais ou apenas dos pais. Por vezes parece que a biografia deles foi pensada há medida que iam crescendo. E alguém daria, com certeza, metade da sua vida para saber se isto é verdade ou não.
A chamada “ligação de gêmeos”, desperta a imaginação dos fãs. Por vezes parece que estes rapazes estão falando sem palavras. Talvez seja esta a razão. Porque há tanto mistério há volta desta banda?
O autor deste artigo não quer ter o trabalho de detetive, nem pensar! É apenas uma observação ao sucesso da banda e ao comportamento dos fãs. Já agora, vamos falar dos fãs. Se você se aproximar deste grupo de fãs, vai descobrir que a vida e o trabalho desta banda não chama apenas a atenção da imaginação dos adolescentes. Especialistas e portadores de um mestrado, auditores e linguistas, doutores e programadores – não está completa a lista de empregos que os fãs dos Tokio Hotel acima dos 20 têm. Casais felizes, mães solteiras e divorciadas, perfil no vkontakte (versão russa do Facebook) e passaporte, nada importa, porque todas as noites, os monitores do computador mostram sempre as mesmas caras, visitam os mesmos sites e, atualmente deixam os mesmos sorrisos e comentário parecidos.
Todos os fãs dos Tokio Hotel, sabem exatamente qual é a diferença entre irmãos de sangue e gêmeos idênticos, eles podem, eventualmente ler uma palestra sobre monos e dizigóticos; eles podem mesmo falar pra você sobre a última moda – olhar para as roupas do Bill é o suficiente; ou dar um conselho sobre qual alisador de cabelo usar, deverias comprar um para que o teu cabelo pareça o do Georg.
Semana da Moda em Milão, 2009. Com Dean e Dan Caten (Dsquared2). “Os fãs pensam que os seus ídolos são bons em qualquer atividade, mesmo que esta não interfira com a música.”
Em geral, em cinco anos de Tokio Hotel, estes tornaram-se não só uma banda de música, mas também o mundo à parte para milhões de pessoas. Eles aproximam-se dos fãs, conversam, conhecem uns aos outros, alguns até se tornam grandes amigos, alguns até fazem um grupo criativo. Isto irá acontecer, enquanto a sua estrela brilhar. Uma história bem conhecida, não é?
Já aconteceu no mundo da música múltiplas vezes. Mais tarde ou mais cedo os rumores sobre a separação irão aparecer, os jornalistas irão esfregar as mãos por quentes detalhes, para por nos tablóides. Mas não agora. Ninguém disse que a banda tem problemas, os fãs encontram as provas por eles mesmos – a venda de CDs diminuiu, só metade das salas cheias na última turnê? O que é isto? E então os dois concertos cancelados na Rússia e a tristeza dos 18000 fãs? Esta última situação não foi culpa deles, mas é como se fossem faiscas para a fogueira. Todos estavam ansiosos pelo dia 1 de Setembro. Não estavam à espera do “Dia do Conhecimento”, mas sim do dia em que os gêmeos completariam 21 anos e brindariam por saúde no mundo real e virtual… e mesmo depois disso, recebe-se a notícia de que os gêmeos vão se mudar para os EUA. Pegaram nos 4 cães e a mobília, mas o baixista e o baterista ficaram na Alemanha. Em linguagem profissional, chamaríamos a isto uma lacuna, mas a banda tocou em Perú, Chile e também no Japão, não há muito pouco tempo. Isto significa que o negócio está crescendo, pelo menos é o que parece. Mas os fóruns e blogs de fãs continuam agitados. A opinião dos fãs divide-se, sobre a questão do que está a acontecer aos reino dos Tokio? Irá o interesse do Bill pela moda levá-lo?
A história ainda não tem um fim, ou uma conclusão. A estrela continua a brilhar, as votações nos prêmios de música vão bem, naturalmente fazem viagens “Hamburgo-Los Angeles” e milhões de pessoas por todo o mundo cruzam os dedos por estes misteriosos rapazes – Tom, Bill, Georg e Gustav irão estar sempre à tona do showbiz.
0 comentários